Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Se busca desenvolvedor Java bilíngue, se oferece uma recompensa suculenta

Share with:


Um título melhor para este post teria sido “Os profissionais do Desenvolvimento mais procurados em 2018”, mas achei este mais divertido. Qualquer gestor ou recrutador que esteve recentemente à procura de um programador Java bilíngue, entenderá a ironia. Esta posição é bastante difícil de preencher, especialmente se acrescentarmos o fato de se estar à procura de um desenvolvedor Java de nível empresarial.

A 20 anos atrás, contratar programadores era barato, mas era preciso pagar caro pelas linguagens e servidores de aplicações. Hoje em dia é possível usar Java e Apache “gratuitamente”, mas os desenvolvedores são caros e difíceis de encontrar.

Por que eles são tão difíceis de encontrar? Há várias razões, primeiramente, Java é a linguagem para a qual a maioria dos cargos estão abertos. A lista completa para 2018 foi a seguinte:

  • Java
  • Python
  • JavaScript
  • C++
  • C#
  • PHP
  • Perl

Agora Java não é apenas a linguagem para a qual a maioria dos empregos são oferecidos, ou seja, para a qual há mais procura por parte das empresas. Quando adicionamos a variável “empresa”, as coisas tornam-se mais difíceis, pois uma coisa é programar uma aplicação autônoma em Java e outra, nas estruturas empresariais complexas de hoje, com múltiplas camadas, frameworks, APIs, etc. Isso não se aprende na universidade ou em casa (como pode ser o caso do PHP ou JavaScript), aprende-se isto numa grande organização, reduzindo consequentemente ainda mais o número de desenvolvedores que satisfazem esse requisito.

Para tornar as coisas mais difíceis, vamos agora acrescentar o inglês. As grandes companhias tendem a ser multinacionais com projetos globais e há também muitas empresas que colocam os seus centros de desenvolvimento na América Latina para reduzir os custos.

Assim, como na Teoria dos Conjuntos, a interseção dos conjuntos “Conhece Java”, “Sabe Inglês” e “Sabe programar aplicações empresariais” é pequena e há uma grande procura de empresas que lutam por este grupo seleto.

Devido a isso, a minha recomendação pessoal a qualquer gerente de desenvolvimento de software construindo uma equipe, é não tentar preencher todas as posições com perfis Java Sênior. A experiência (não só minha) mostrou que é bom incorporar mais perfis Júniores ao time. Desta maneira, é possível incorporar profissionais que podem aprender Java ou a como programar aplicações organizacionais. E assim, fazer uso mais eficaz do conhecimento dos seus perfis mais Sênior, injetar energia/motivação na equipe, reduzir a procura de perfis Java Sêniors e poupar alguns dólares além disso.

Agora, a busca de perfis Java, embora esteja ainda liderando nas pesquisas, vem descendo um pouco, perdendo terreno para o Python. Python teve um grande impacto em certas áreas como nos Big Datas, Machine Learning ou automatização da Gestão da Qualidade, pelo que é de se esperar, a tendência é que continue (embora os programadores Java não devam se preocupar, eles ainda possuem muitos anos de mercado favorável).

Por isso, se a sua empresa está planejando, a certa altura, fazer análises de dados ou automatização da Gestão da Qualidade (na realidade, não vão ter outras opções), então não faria mal em começar a recrutar e treinar estes talentos antes que o mercado se torne mais difícil.

Outra técnica interessante que tenho visto em algumas organizações que vale a pena imitar é que, existem centros de estudos independentes onde ensinam Java e outras linguagens ou tecnologias. Normalmente por um baixo custo, gratuito para pessoas com recursos limitados ou para pessoas com elevado potencial. O ganho é duplo, visto que elas mostram-se ao mercado como empresas que dão oportunidades à comunidade (o que é verdade), mas também, adivinhem onde os melhores licenciados acabarão trabalhando? Penso que não tenho que escrever a resposta.

Finalmente, quando se trata de avaliar qualquer perfil de desenvolvedor, a utilização de testes de programação como os oferecidos por Evalart podem ajudar a trazer o profissional certo para o trabalho.