Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Como Assegurar a Diversidade nos Processos Seletivos

Share with:


Muitos especialistas em recrutamento e seleção de pessoas e gestão concordam que uma equipe diversificada permite que as organizações sejam mais inovadoras, criativas e alcancem melhores resultados.

 

Permitir e ter perspectivas e experiências dentro de uma equipe traz novas ideias para resolver problemas e impulsionar a criatividade e inovação. É por isso que hoje em dia muitas organizações empresariais em todo o mundo estão focadas em aumentar a diversidade em sua estratégia de contratação.

 

É importante ressaltar que a diversidade vai para além dos resultados e do desempenho. A diversidade é uma causa importante que todas as organizações modernas devem se esforçar para defender. É necessário formar equipes de candidatos qualificados, independentemente da sua religião, raça, gênero ou orientação sexual, e avançar para a igualdade real no local de trabalho.

 

O que é a Diversidade no Recrutamento?

 

A diversidade no local de trabalho é sobre a sua equipe refletir a composição geral da sociedade ao seu redor.

 

Sua equipe deve ser composta por uma variedade de diferentes tipos de indivíduos, com diferentes origens e experiências. Isto inclui uma real diversidade de gênero, experiência, nível socioeconômico, religião, orientação sexual, etc.

 

A diversidade pode ser analisada em duas categorias: diversidade inerente, tal como fatores demográficos, ou diversidade aprendida, que é desenvolvida ou conquistada ao longo do tempo. Como tal, a diversidade inerente está relacionada com a origem étnica, gênero, idade, e quaisquer outras características naturais da pessoa.

 

A diversidade aprendida tem a ver com fatores tais como educação, experiência, valores, habilidades e conhecimento, que são mais fluidos e podem se desenvolver e mudar ao longo do tempo.

 

O recrutamento diversificado se refere à seleção de candidatos através de um processo livre de preconceitos a favor ou contra um indivíduo ou grupo de candidatos, sendo uma seleção baseada no mérito, para encontrar o melhor candidato possível, mas está estruturado para proporcionar igualdade de condições e oportunidades a todos os candidatos, independentemente da sua origem.

 

Vantagens do Recrutamento Diverso

 

O recrutamento diversificado permite benefícios em termos de desempenho. A aplicação de políticas de diversidade não é cara. Pode ser caro não ter uma política estruturada sobre o assunto, o que pode ser oneroso para a organização empresarial.

 

A empresa terá que fazer um investimento inicial, mas uma vez iniciada, a política de diversidade não implica qualquer custo. Várias investigações indicam que os idosos não custam mais ou que as mulheres faltam mais ao trabalho. Entre os benefícios de uma política de recrutamento diversificada adequada, destacam-se:

 

Diversidade como Elemento de Redução do Risco

 

A ideia é evitar sanções com consequências graves, tanto em termos econômicos como de imagem. O respeito à igualdade é fundamental, mas a verificar se é ele realmente aplicado também é uma necessidade.

 

A Diversidade traz Desempenho

 

O recrutamento diversificado faz parte de uma estratégia empresarial para conquistar novos mercados. Isto é particularmente verdade para empresas que trabalham a nível internacional, que se situam diretamente na interculturalidade e, por extensão, na diversidade.

 

Da mesma forma, as organizações que trabalham em concursos públicos em alguns países devem respeitar um quadro legal da diversidade. Esta abordagem também beneficia a empresa ao apresentar a imagem de um “empregador responsável”, que atualmente é um importante argumento empresarial.

 

A Diversidade e a Promoção do Desempenho Organizacional

 

A diversidade possibilita melhorar as relações individuais dentro das organizações, o clima social, a coesão da equipe e a operação geral da empresa. A sua vantagem se dá por trazer criatividade multiplicando pontos de vista e desenvolvendo a inovação, pois permite  uso de recursos internos que até então não eram utilizados ou, pelo menos, não eram suficientes.

 

Requisitos para o Sucesso de uma Política de Diversidade

 

A primeira coisa é que a empresa deve estabelecer um plano de ação personalizado, ponderado e coerente, seguindo a sua cultura interna e o setor em que atua, depois planejar em várias etapas.

 

Cabe a cada organização construir a sua política de diversidade. A aceitação e a adesão dos gestores são fundamentais. O projeto deve necessariamente ser acompanhado de ações que os ajudem a melhorar a sua gestão.

 

A gestão é o motor da política de recursos humanos, sem ela pouco é provável que a máquina gire, porque é a gestão que, no final, terá que integrar todos os processos da empresa.

 

Nestas circunstâncias, a diversidade estará integrada nas diferentes áreas da organização e se tornará uma fonte de desempenho.

 

Gestão de Recrutamento Diversificado

 

Alguns gestores e especialistas em recursos humanos se perguntam sobre o que poderiam fazer para aumentar a diversidade das suas empresas através dos seus processos de recrutamento e seleção.

 

Há alguns elementos do seu processo de recrutamento e seleção que podem ser melhorados para aumentar a qualidade, que incluem:

 

Uma Definição Adequada de Diversidade na sua Empresa

 

Antes de mais, é necessário avaliar como a sua organização define a diversidade, o que tentando alcançar com esse movimento e onde precisa fortalecer os seus esforços. As respostas a estas perguntas nos permitem identificar o melhor caminho para a sua implementação.

 

Localizar Candidatos

 

Uma forma eficaz de otimizar a diversidade é revisar analiticamente seu processo de recrutamento e seleção.

 

Algumas organizações promovem programas de referência, o que permite encontrar talentos de qualidade rapidamente e com pouco risco.

 

No entanto, se não houver diversidade entre seus funcionários, as suas recomendações podem também não ser. Um risco adicional destes programas é que os funcionários atuais pressionam por vezes os tomadores de decisão a contratar as suas referências para ter um bônus.

 

Torna-se necessário identificar vários canais de seleção. Pode ser relativamente fácil continuar usando os canais de recrutamento convencionais que a sua empresa usa há muito tempo.

 

No entanto, essas fontes geralmente não possuem diversidade. Portanto, é necessário buscar várias fontes para os encontrar seus candidatos.

 

Equipes de profissionais podem ser encontradas na Internet e contatadas através da publicação das suas ofertas de emprego e cadastro nos seus newsletters.

 

Também pode ser eficaz procurar nas redes, equipes organizadas em torno de uma profissão específica, e contatá-los para publicar as suas ofertas de emprego nas suas plataformas.

 

Tudo isto permitirá que sua equipe reflita a composição geral da sociedade que a cerca, com todos os benefícios que isso representa.