Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

+56 2 2405 4555

evalart@evalart.com

Teste IPV (inventário de personalidade dos vendedores)

Share with:


O teste IPV é útil para identificar a preferência dos candidatos para vendas. O teste foi desenvolvido pelas “As Edições do Centro de Psicologia Aplicada” de Paris em 1977.

Seu uso é generalizado entre as equipes de recrutamento e seleção de recursos humanos quando estão particularmente interessadas em contratar perfis comerciais. Para perfis de vendas ao balcão ou simples vendas diretas, é preferível utilizar o Teste de Vendas Diretas e de Vendas ao Balcão.

Os candidatos usam para se conhecerem melhor e prepararem respostas e argumentos para a entrevista de emprego.

Este teste avalia a tipologia dos traços de personalidade relacionados ao sucesso na profissão de vendas. E mede nove traços de personalidade, além de dois fatores gerais: receptividade e agressividade.

Medições de teste de IPV

Este teste de recrutamento mede o potencial do Vendedor. O teste consiste em nove (9) dimensões:

  • Empatia
  • Flexibilidade
  • Domínio
  • Extroversão
  • Aceitação
  • Confiar
  • Agressividade comercial
  • Direito de passagem
  • Energia

Todos esses elementos estão relacionados a três (3) elementos:

  • Espírito de lutador
  • Aptidão geral de vendas
  • Sensibilidade

Aplicativo IPV

O empregador mistura todos esses traços de caráter com três elementos:

  • Agressividade
  • Receptividade
  • Disposição para vender

O objetivo do teste

O objetivo deste teste é conhecer os perfis individuais dos vendedores e analisar seus pontos fortes, interesses e pontos fracos, e assim integrá-los em equipes eficazes que melhorem suas chances de estar na empresa.

Aplicação do teste

Neste teste psicográfico, não há soluções certas ou erradas. O teste é apresentado na forma de um conjunto de situações que devem ser respondidas em uma seleção de três ou quatro opções. Na sua modalidade de seleção e recrutamento, você deve ser atendido em meia hora.

A premissa é fazer perguntas ao sujeito sem abordá-las diretamente. Mas terão que responder bem com base no que fariam e não no que qualquer um faria.

Este teste tem 87 situações diferentes que o candidato deve enfrentar, podendo escolher entre três ou quatro respostas. A duração deste teste é de cerca de trinta minutos, dependendo dos padrões.

No final do teste, o entrevistador registra o nível de aptidão do sujeito e o classifica no tipo de venda que mais lhe convém.

Fatores de teste de IPV

Entre os fatores deste teste, se destacam:

Agressividade

Está relacionado à força, autoconfiança e uma atitude apropriada em circunstâncias altamente competitivas. E está associado à resiliência para superar cenários adversos.

Autocontrole

Se refere à capacidade do candidato de organizar seus recursos. Elementos como a perseverança e o uso de habilidades para atingir objetivos por meio de seu equilíbrio psicológico e emocional.

Layout geral

Fácil de vender. Indique as habilidades sociais mostradas aos clientes para fazer vendas.

Segurança

Confiança que eles têm em si mesmos no que diz respeito ao seu desempenho de gestão. Permite medir a capacidade de enfrentamento que implique algum risco e circunstâncias inéditas.

Tolerância à frustração

Entender situações frustrantes e a capacidade de enfrentar falhas com sucesso. Está relacionado à empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do cliente e, assim, entender seus requisitos.

Fator de sociabilidade

Fácil de fazer novos contatos. Boas relações pessoais e capacidade de coexistência num ambiente altamente competitivo.

Receptividade

Se refere à capacidade de se adaptar a diferentes circunstâncias com diferentes. Baseia-se no autocontrole.

Domínio

Capacidade de “manipular” através de argumentação e persuasão.

Resultados do teste de IPV

Os resultados dos testes visam os requisitos e demandas do cargo que precisam ser cobertos. Os resultados deste teste indicam, segundo critérios específicos, o grau de capacidade de vendas. Da mesma forma, permite que você imagine o tipo de venda para a qual você poderia ter mais chances de sucesso.

Benefícios do IPV

Entre os benefícios deste teste, se destacam:

  • Contrate o candidato certo
  • Otimização de recursos
  • Treinamento em tempo hábil
  • Equipe forte e ambiciosa

Contratando o candidato certo

O teste permite detectar e apontar alguns traços psicológicos da personalidade do candidato. Consequentemente, o benefício consiste em evitar contratações errôneas e as despesas associadas.

Otimização de recursos

O teste IPV permite que as empresas atendam às necessidades específicas de cobranças de vendas com sucesso.

Por outro lado, permite identificar fornecedores com maior probabilidade de produzir melhores resultados em uma posição comercial dentro da empresa. Com isso, a rotatividade de pessoal pode ser evitada de forma eficaz, uma vez que os candidatos têm mais chances de desenvolver seu potencial de forma eficaz e eficaz.

Treinamento em tempo hábil

Esse teste tem a vantagem de oferecer informações muito úteis, mesmo após a contratação do candidato.

Os resultados dos testes podem ser usados para desenvolver planos de treinamento de acordo com as necessidades reais de treinamento da empresa.

Construindo equipes fortes e ambiciosas

Este teste permite que você conheça os perfis individuais de seus vendedores e analise seus pontos fortes, interesses e pontos fracos. Isso permite que eles sejam integrados em equipes de trabalho eficazes que ajudam a otimizar suas chances de sucesso profissional.

E finalmente, é importante contar com profissionais qualificados para aplicar o teste. Isso nos permitirá tornar os resultados realmente úteis para melhorar o desempenho da equipe de vendas e, assim, atingir os objetivos do negócio de forma eficiente.

Em conclusão, podemos dizer que o teste IPV tem se mostrado muito útil para identificar a preferência dos candidatos a vendas. Portanto, seu uso é generalizado entre o pessoal de recrutamento e seleção de recursos humanos quando estes têm interesse especial na contratação de perfis comerciais.

Os candidatos também podem aproveitar o teste para se conhecerem melhor e se prepararem com respostas e argumentos para a entrevista de emprego.

Por meio de nove traços, o teste avalia o tipo de personalidade que está relacionado ao sucesso na profissão de vendas.

O teste IPV oferece benefícios significativos, como ajudar a encontrar o candidato certo.

Permite que os empregadores otimizem os recursos no processo, auxilia na elaboração de um plano de treinamento para satisfazer as reais necessidades dos funcionários e ajuda a formar equipes de vendas sólidas e ambiciosas.