Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Os 16 Fatores de Cattell

Share with:


Cattell foi o criador do teste 16 PF. Contudo, entre as intervenções mais significativas do autor estão o desenvolvimento de uma teoria notável de personalidade, a criação de novos métodos de análise estatística, e o desenvolvimento da teoria da inteligência clara e fluida (mais tarde produzida pelo seu aluno John Horn).

 

Neste texto, vamos desenvolver a descrição dos 16 traços medidos no teste de Cattell. É de notar que não há respostas certas ou erradas no teste 16 PF. Cada pessoa deve responder às perguntas do teste da forma mais honesta possível, para que possamos ter uma ideia da personalidade do candidato. Tampouco podemos dizer que uma pontuação baixa ou alta num determinado fator seja boa ou ruim, embora existam percepções sociais que tendem a ver um extremo como desejável. Em geral, as características do cargo são as que irão determinar quais os valores mais adequados.

 

A Uma Afabilidade

 

Esta escala descreveria uma pessoa que pode variar de apática e reservada a uma pessoa muito social. Uma pessoa A- poderia ser cautelosa no seu relacionamento com as pessoas e preferir trabalhar sozinha do que trabalhar com outras pessoas ou em equipe. Por outro lado, um candidato A+ seria o oposto, optando por trabalhar em grupo e se relacionaria de maneira ideal com os outros.

 

B Raciocínio

 

Este fator descreve a capacidade de raciocínio de um candidato. Mede a sua capacidade intelectual. Devemos esclarecer que para medir a capacidade intelectual de uma pessoa, é necessária uma bateria de testes. É impossível avaliar a inteligência de uma pessoa com um único teste, muito menos com uma única escala.

 

Outro aspecto a se ter em mente é que um candidato com um B- pode ser pouco instruído ou educado.

 

 C Estabilidade

 

O nome original dado por Cattell era “A Força do Eu”. Esta escala mede a estabilidade emocional de um candidato, ou seja, a sua capacidade de lidar com os problemas que surgem e a sua autopercepção de bem-estar.

 

E Dominância

 

Mede a capacidade de uma pessoa para dominar ou se submeter. Ou seja, se um candidato é competitivo ou colaborativo.

 

F Vivacidade

 

Esta escala avalia o nível de extroversão de uma pessoa. Ou seja, se são espontâneas ou calmas, entusiasmadas ou cautelosas.

 

G Atenção às regras

 

Calcula se um candidato tende ou não a seguir as regras. Se podem cumprir as normas ou ordens ou se costumam desafiá-las.

 

H Ousadia

 

Mede os sentimentos de inibição. Ou seja, se a pessoa é tímida ou extrovertida. Um A+ nesta escala é essencial para candidatos a cargos de atendimento ao cliente e de vendas.

 

I Sensibilidade

 

Aqui mediríamos o sentimento ou o pensamento como uma ferramenta de avaliação diante de um conflito ou problema. Ou seja, se é uma pessoa lógica e racional ou se é intuitiva e sensível.

 

L Vigilância

 

Esta escala mede o sentido de alerta do candidato para as opiniões e comportamentos dos outros. Se estão confiantes e relaxados ou se, pelo contrário, desconfiam através de uma atitude vigilante.

 

M Abstracção

 

Esta escala é uma medida de sentimento prático. Avalia se o candidato direciona o seu pensamento e atenção para processos mentais ou se, ao contrário, é orientado por aspectos práticos e concretos.

 

N Privacidades

 

Este fator avalia se uma pessoa tende a ser aberta sobre a sua vida privada (ou não). Um N+ seria um candidato discreto, relutante em fornecer informações sobre a sua vida pessoal. Um N- é uma pessoa transparente e aberta a fornecer informações sobre a sua vida pessoal.

 

O Apreensão

 

Avalia se uma pessoa é autoconfiante ou tende a se preocupar demais com os problemas ou situações diversas que surgem no seu caminho. Um O- é um candidato que consegue lidar com situações estressantes, e um O+ pode ser mais cauteloso e até mesmo antecipar problemas.

 

Q1 Abertura à mudança

 

Esta escala avalia a atitude de um candidato à mudança. Uma pessoa pode estar aberta à mudança e até mesmo apreciá-la ou preferir a rotina e a natureza imutável das situações cotidianas.

 

Q2 Autossuficiência

 

Oscila entre aquela pessoa independente e que prefere trabalhar sozinha e aquele que prefere trabalhar em grupo e depende dele. É bom considerar que funções júnior ou que requerem pouca experiência de trabalho podem exigir (e é recomendado) que se trabalhe com um grupo ou que dependa de outra pessoa.

 

Q3 Perfeccionismo

 

Esta escala avalia a capacidade do candidato de alcançar uma idealização do seu EU. Ou seja, se é uma pessoa orientada para objetivos e detalhista ou se é uma pessoa que tolera a ambiguidade e desordem.

 

Q4 Tensão

 

Este fator mede o nível de ansiedade ou frustração que uma pessoa possui. Uma pessoa com Q4+ é altamente eficaz devido à sua motivação e inquietação; no entanto, podem ser extremamente ansiosas o que é prejudicial na resolução de situações. Um Q4- é paciente e calmo.

 

Se procura um teste para medir os 16 fatores de Cattell, ou outros testes psicométricos para os seus processos de recrutamento e seleção, pode se cadastrar gratuitamente em Evalart e começar a utilizar os nossos testes online.