Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste de Terman-Merrill

Share with:


O teste de Terman-Merril é um dos chamados testes de QI; cujo objetivo é avaliar a inteligência identificando os fatores relevantes no desenvolvimento cognitivo das pessoas.

 

É um dos muitos testes de inteligência disponíveis no mercado (como o Wonderlic) e um dos mais antigos em uso.

 

Desenvolvimento do teste de Terman-Merril

 

O teste de Terman foi desenvolvido em 1916 por Lewis Madison Terman (psicólogo americano, Universidade de Stanford, nascido em 1870) e Maud Amanda Merril (psicóloga americana, professora na Universidade de Stanford).

 

A escala de Terman-Merrill vem de uma melhoria do teste Binet-Simon. A revisão utilizada foi publicada em 1937. O teste pode ser aplicado desde os 2 anos de idade até a idade adulta.

 

Objetivo do teste de Terman-Merrill

 

O objetivo do teste é medir uma série de capacidades e habilidades, todas relacionadas com a inteligência geral. Estas capacidades estão sob cognição humana e são a capacidade intelectual (inteligência geral), a capacidade analítica, a capacidade de síntese, e a capacidade organizacional.

 

O teste possui 122 itens heterogêneos que consistem em tarefas verbais e não verbais. Existem duas formas paralelas, L e M, que permitem aplicações sucessivas sem qualquer efeito de aprendizagem. Trata-se de uma escala de desenvolvimento intelectual amplamente utilizada hoje em dia.

 

É composto por um conjunto de dez testes estruturados. Os objetivos da medição são:

 

– Bom senso para desfrutar de situações sociais

 

– Desenvolvimento de habilidades de compreensão

 

– Conceitos expressos em palavras

 

– Conhecimento do idioma

 

– Capacidade de resumir e conectar ideias abstratas e essenciais.

 

– Desenvolvimento da capacidade de concentração e de trabalho sob pressão

 

– Antecipar situações para prever o futuro e imaginar mentalmente a solução para um problema. Cada série tem um limite de tempo, e o teste requer 27 minutos.

 

O teste está dividido em 6 áreas principais:

 

– Inteligência geral

 

– Raciocínio quantitativo

 

– Raciocínio fluido

 

– Processos visuais-espaciais

 

– Memória de trabalho

 

– Conhecimento

 

As atividades do teste Terman Merril que integram estas 6 áreas são de tipologias diferentes, através do qual se obtêm dois valores: o QI (Quociente Intelectual) e o grau de aprendizagem da matéria.

 

As atividades que compõem o teste incluem julgamentos, tarefas de concentração, analogias, raciocínio abstrato, linguagem e memória, entre outras.

 

As áreas são abordadas através de dez subtestes, incluindo tarefas que medem a inteligência verbal e não verbal. Quando os resultados são obtidos, são avaliados com as tabelas de equivalência do teste para especificar a avaliação final do sujeito.

 

Medições e utilização do teste

 

O teste Terman Merril avalia a inteligência e determina o Quociente de Inteligência (QI) através de um conjunto de subtestes com diferentes tarefas, com uma duração total entre 40 e 50 minutos.

 

Por outro lado, o teste mede os conhecimentos gerais, o planejamento e a tomada de decisões. Num sentido mais acadêmico, o teste avalia competências tais como numérica, verbal, compreensão, e desempenho acadêmico.

 

A sua utilização destina-se à avaliação de indivíduos com um nível mínimo de escolaridade, o que lhes permite compreender as abordagens ao longo do teste.

 

Os subtestes medem diferentes habilidades, todas relacionadas com a inteligência. O teste permite a obter dois parâmetros muito especiais: inteligência e capacidade de aprendizagem. Além disso, permite uma interpretação das pontuações e um diagnóstico da pessoa examinada.

 

A partir de cada uma dessas medidas (inteligência, capacidade de aprendizagem, interpretação e diagnóstico), são obtidas diferentes pontuações que fazem alusão a quatro valores ou intervalos e que permitem que o sujeito seja “classificado”. Estes valores são cinco:

 

– Pobre

 

– Abaixo da média

 

– No caminho

 

– Acima da média

 

– Superior

 

Subtestes

 

Como dissemos, o teste Terman Merrill avalia a inteligência em 6 áreas principais. Os subtestes são:

 

Informação

 

Mede a memória a longo prazo, bem como o nível de informação que é capaz de coletar do seu entorno. Está relacionada com a capacidade de associação do indivíduo ao utilizar os dados.

 

Esta parte tenta determinar o interesse intelectual do sujeito, para além do seu grau de cultura.

 

Julgamento ou compreensão

 

Está relacionado com a compreensão, senso comum, e a capacidade de resolver problemas cotidianos. Do mesmo modo, a gestão da realidade do sujeito e a sua adaptação às normas sociais. Além disso, está relacionado com hábitos anteriores de funcionamento.

 

Vocabulário

 

Avaliar a presença ou ausência de pensamento abstrato, o nível cultural, e a análise dos vários conceitos. Da mesma forma, avalia a capacidade de comunicação do sujeito. Além de sua capacidade de leitura.

 

Síntese ou seleção lógica

 

Mede o raciocínio, a capacidade de abstração, e as inferências que o indivíduo faz através da lógica.

 

Permite-nos conhecer a capacidade de interpretar e avaliar objetivamente a realidade, a capacidade de sintetizar, conectar ideias, e chegar a conclusões.

 

Aritmética ou concentração

 

Avaliar o processamento, concentração e resistência às distrações. É o grau de atenção sob pressão.

 

Análise ou julgamento prático

 

Determina se o sujeito pode decompor as informações de um problema e explicar as causas subjacentes.

 

Abstração

 

Mede a compreensão da informação e a capacidade de generalizar. Está relacionado com a capacidade de conectar diferentes ideias para chegar a uma conclusão.

 

O seu objetivo é entender a capacidade de selecionar entre diferentes opções, bem como a precisão na utilização de conceitos abstratos e complexos.

 

Planeamento

 

Avalia o planeamento, organização, atenção aos detalhes, antecipação e imaginação. Também se relaciona com a capacidade de classificação lógica do sujeito.

 

Organização

 

Mede a capacidade de detectar problemas e a sua capacidade de resolver. Além disso, considera uma boa utilização do tempo.

 

Antecipação, atenção e seriedade

 

Mede a capacidade de interpretar e verificar cálculos numéricos específicos, tais como a concentração, especialmente sob pressão.

 

Em conclusão, diremos que o objetivo do teste de Terman é a medição precisa de um conjunto de habilidades e aptidões relacionadas com a inteligência geral. Entre elas encontram-se as capacidades intelectuais, tais como análise, síntese e organização.