Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Teste do Eneagrama

Share with:


O teste do Eneagrama é um teste de personalidade amplamente utilizado. É um teste que consiste em uma abordagem de resposta forçada de 144 pares, e aquele que mais se aproxima da preferência do aplicador deve ser selecionado.

 

O produto obtido do teste reflete os traços psicológicos da personalidade do candidato. A duração do teste é de aproximadamente 60 minutos.

 

O que é o teste do Eneagrama?

 

O teste faz parte do pressuposto de que os seres humanos possuem três grandes formas de inteligência: mental, emocional e instintiva.

 

O eneagrama define os candidatos como centros e atribui três tipos diferentes de personalidade a cada grupo.

 

Existem três sinais principais de personalidade para cada eneagrama: paixão, compulsão e virtude. A paixão seria o nosso maior defeito; a compulsão, a nossa estratégia de evasão inconsciente, enquanto a virtude é nossa qualidade central.

 

Os diferentes Eneatipos

 

De acordo com o teste, os centros mentais privilegiam o racional. Os tipos que o compõem são previsões, estratégias mas especialmente adeptos da objetividade e neutralidade.

 

Eneatipo número 1: ética

 

Estabelece que a ética é exigida permanentemente, seguindo os princípios considerados bons. Seu maior defeito é a raiva, embora seja particularmente bom a nível de compulsão evitá-la, mesmo nos seus aspectos úteis. Um dos seus medos é o de cometer erros.

 

Eneatipo número 2: altruísmo

 

Este eneatipo descreve uma característica de uma pessoa voltada para os outros, cheia de benevolência. As vezes até se esquecem de si mesmo. A sua compulsão não leva em consideração as suas necessidades. Eles também são sinceros e abrangentes.

 

Dependem do reconhecimento dos outros, embora conscientes das suas qualidades. Podem se sentir orgulhosos. Para contrariar isto, a sua missão seria a de descobrir as alegrias da humildade.

 

Eneatipo número 3: camaleão

 

Podem se adaptar rapidamente a qualquer circunstância e se sentir à vontade na sociedade. Por trás da sua ambição e competitividade, podem esconder uma fuga compulsória do fracasso. Podem ser oportunistas. O desafio do camaleão é permanecer autêntico sob os seus vários trajes.

 

Enatipo número 4: o artista

 

Tem uma alta sensibilidade, uma vez que um artista rejeita a rotina. A sua procura é estética. Uma característica importante é o excesso de desejo: o belo e diferente. Eles acreditam que não é preciso muito para ser feliz.

 

Eles podem ser românticos, tímidos, caprichosos, e podem ser altamente criativos. É considerado o mais raro do eneatipo pelas suas características.

 

Este eneatipo prefere viver aqui e agora mais do que no futuro. Estão orientados a fazer bem e a viver bem.

 

Eneatipo número 5: o observador

 

Na sua maioria retraídos, muito observadores, eles procuram entender o seu ambiente. Eles dissecam e analisam os mais pequenos desafios.

 

Eneatipo número 6: os leais

 

Estão muito comprometidos e são geralmente orientados para a segurança. São frequentemente dignos de confiança, muito responsáveis e trabalhadores.

 

Às vezes, parecem ser defensivos. Do mesmo modo, são geralmente indecisos e cautelosos. Podem se tornar rebeldes.

 

Eneatipo número 7: o entusiasta

 

São normalmente muito produtivos e bastante otimistas. Têm um bom senso de humor, são práticos, e muitas vezes tentam viver novas experiências. Podem se tornar impulsivos. Se concentram em metas e objetivos dignos. Eles tendem também a ser muito gratos.

 

Eneatipo número 8: o líder

 

Eles são independentes e gostam de autocontrole. São proativos, orientados para a ação, e têm iniciativas. Podem exceder, e a sua estratégia de prevenção é fugir à vulnerabilidade. Eles são seguros de si próprios.

 

Eneatipo número 9: a chupeta

 

Eles desempenham o papel de mediador. São calmos e reflexivos, como o seu conforto e o conforto dos outros. Evitam e previnem conflitos e gostam de paz. Geralmente são humildes e acomodados.

 

O centro instintivo é o das reações espontâneas, mas também o da análise. Eles devem entender bem o seu ambiente para tomar decisões, mesmo que sejam rápidas. Neste grupo são encontradas pessoas enérgicas com uma boa capacidade de adaptação.

 

Validade e precisão do Teste do Eneagrama

 

Embora alguns possam discutir que o teste pode ter alguma falha, em um nível básico, o teste do Eneagrama pode ser útil para a autoavaliação. Muitos estudos concordam que ele é cientificamente confiável e válido como um instrumento de teste com psicometria sólida.

 

As pontuações de confiabilidade da consistência interna mostram que o RHEI varia de 56% a 82% de precisão em diferentes tipos, com uma precisão média geral de 72%.

 

Contudo, existe a desvantagem de que este teste é vago. Os tipos de personalidade podem ser amplos ou generalizados, especialmente quando se considera apenas a personalidade básica e não os dois lados do diagrama.

 

Da mesma forma, quando usado como ferramenta de autoanálise e de aprimoramento pessoal, o eneagrama pode ser excelente. É importante tomar os pontos fortes e fracos, procurando formas de utilizar as fortalezas enquanto se trabalha essas fraquezas em vez de evita-las.

 

Benefícios do Teste de Eneagrama

 

Dentro dos benefícios destaca-se a determinação do tipo básico de personalidade. Da mesma forma, identifica os nossos pontos fortes e fracos.

 

Ao identificá-los, podemos utilizar o conhecimento dos nossos pontos fortes a nosso favor. Encontrar empregos que funcionem com esses pontos fortes ou encontrar maneiras de viver que correspondam ao nosso tipo de personalidade.

 

O teste pode nos permitir estar cientes de como alcançar os nossos objetivos. No entendimento de muitos autores, é uma ferramenta muito boa para a autoanálise e melhoria.

 

O teste nos permites identificar os nossos pontos fracos. Embora não gostemos de conhecer o nosso lado negativo, focar em aspectos em que não somos bons pode ser muito útil.

 

O fato de podermos identificar as nossas fraquezas nos permite melhorar. Ao tomarmos consciência delas, podemos transformá-las em pontos fortes. Além disso, podemos melhorar as nossas relações interpessoais, comunicação, e habilidades de liderança.

 

Mitos e Verdades sobre o Teste do Eneagrama

 

É um teste para autoanálise, não um teste para mudar a personalidade. Quando usado inadequadamente, pode se tornar muito estressante, o que normalmente é o problema quando certos traços de personalidade são considerados mais benéficos ou perfeitos do que outros.

 

Alguns pensam que ser um devoto é melhor do que ser uma chupeta. Ou ser um desafiante é melhor do que ser leal.

 

Muitas pessoas verão desvantagens num traço de personalidade. No entanto, o foco está em melhorar essas características e desenvolver os nossos pontos fortes.