Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

A Importância da Experiência do Candidato nos Processos Seletivos

Share with:


Atualmente, a experiência dos candidatos a uma vaga de emprego é um elemento crucial para atrair talentos. Esta experiência refere-se ao que os candidatos pensam do processo de se candidatar, às suas ideias e sentimentos no âmbito do processo seletivo, e esse fator influencia fortemente a sua decisão de ingressar ou não a uma organização.

 

Com o avanço das tecnologias de informação e telemática, as redes sociais são uma excelente forma de promover adequadamente as ofertas de emprego, pois as tornam mais atraentes e menos convencionais do que sites de ofertas de emprego usuais.

 

Além disso, permitem atingir um público alvo mais amplo e aumentar as chances de encontrar perfis que inicialmente não se candidatariam a uma posição específica.

 

A experiência do candidato é decisiva no processo de seleção. Os candidatos, através das suas experiências e dos sentimentos percebidos durante o processo de candidatura, retêm pontos positivos ou negativos que podem influenciar a sua decisão final, bem como a forma como irão perceber e falar a respeito a empresa. O processo de recrutamento e seleção deve ser atrativo e motivador para os candidatos, mas, acima de tudo, eficiente para receber todas as candidaturas e não perder bons perfis pelo caminho.

 

Experiência dos candidatos

 

É definida como a percepção do candidato sobre o processo de contratação da organização, desde o primeiro contato, na sua maioria digital, até à sua contratação final. É como os candidatos sentem sobre as interações com uma organização durante o processo de contratação.

 

Os pontos de contato durante o processo de contratação incluem a procura de emprego, o processo de candidatura, o tempo de estudo acerca do processo, e a forma de responder negativamente a esta candidatura, se for esse o caso.

 

No Recrutamento Inbound, a importância da experiência do candidato é relevante mesmo antes da procura de emprego. Graças ao conteúdo de qualidade, o candidato passivo será capaz de identificar a empresa como um bom empregador, mesmo antes de tomar a decisão real de se juntar a ela.

 

Qualquer estratégia que envolva buscar potencializar a experiência do candidato deve contemplar cada um dos pontos de entrada pelos quais o candidato passa para interagir com o empregador.

 

Elementos que influenciam a experiência

 

Para melhorar o processo de recrutamento e seleção, as organizações empresariais devem dar a importância necessária à experiência do candidato. A percepção dos funcionários sobre as fases anteriores à sua contratação tem impacto na marca do empregador. Um plano de contratação consistente, integração eficaz, e uma ética empresarial clara são o começo da resposta às expectativas das Gerações Y e Z.

 

A consideração da experiência dos candidatos é um resultado direto da nova relação empregador-empregado que foi estabelecida ao longo da última década. O poder de decisão na contratação, que historicamente estava nas mãos do empregador, aos poucos passou para as do candidato.

 

Problemas no processo de seleção

 

As falhas no processo de recrutamento e seleção podem ter consequências graves, incluindo:

 

Baixa produtividade

Ambiente de trabalho inadequado

Poucas equipes qualificadas

Consequências para a marca

Despesas

 

Quando as equipes não são ampliadas a tempo, experimentam cargas de trabalho incomuns. Diante da expectativa de não conseguir alcançar os objetivos estabelecidos de forma real, reforça a percepção de que o líder adequado para assumir o comando não chega.

 

Ambiente de trabalho inadequado

 

Quando não é possível juntar candidatos devidamente integrados no trabalho, a rotação de pessoal é normalmente elevada, e produz um ambiente de trabalho inadequado, o que gera perda de produtividade.

 

Equipes subqualificadas

 

Quando não conseguimos o candidato certo a tempo, funcionários pouco qualificados podem assumir e executar algumas atividades e tarefas; então há o risco de diminuir a qualidade.

 

Impacto sobre a marca

 

Não recrutar o candidato certo ou não ser capaz de apoiar a equipe prejudicará a sua marca.

 

No início, diante os seus clientes, por não atingir a produtividade necessária; e depois diante dos seus funcionários, quando perceberem uma falta de comprometimento.

 

Despesas

 

Pesquisas recentes concluem que as despesas relacionadas com a substituição de um empregado podem significar cerca de 400% do salário mensal.

 

Problemas na seleção do pessoal

 

Para inverter os efeitos negativos de um processo de recrutamento e seleção deficiente, é necessário analisar as causas que o geram. Além disso, é necessário conhecer os motivos da dificuldade em encontrar e contratar o pessoal certo e em tempo útil para a sua empresa.

 

Uma análise do processo deve ser feita desde o início (sua marca empregadora) até ao fim (o que oferece aos candidatos para que permaneçam) para detectar os problemas da sua empresa nesse sentido. Só então poderá aplicar as soluções adequadas e oportunas.

 

Efeitos de uma boa experiência como candidato

 

Uma boa experiência do candidato para ocupar um cargo na sua organização é decisiva. Permite que eles tenham uma visão real de como a empresa funciona antes de serem contratados. Um processo positivo deve assegurar que os candidatos sejam apreciados e respeitados, o que melhora as hipóteses de estarem animados para trabalhar na sua empresa.

 

Está comprovado que uma experiência positiva do candidato no processo de recrutamento e seleção de pessoal os motiva a comentar positivamente nas redes e em seu círculo social. Além disso, permite:

 

Redução das despesas associadas em 50%.

Devido às novas tecnologias e automatização, o tempo de análise é reduzido em até 70%.

Maior probabilidade de desenvolver um plano de carreira.

Podemos concluir dizendo que é extremamente importante que o candidato que venha a preencher uma vaga na sua empresa tenha uma experiência positiva no processo de seleção, pois gera benefícios significativos. Além disso, é necessário confiar nas novas tecnologias de automação para tornar o processo mais atrativo e eficiente.