Presença Global

Plataforma Disponível 24/7

evalart@evalart.com

Perguntas freqüentes Usuários do Evalart

Perguntas frequentes Configuração e personalização da conta

O Evalart permite que seus usuários personalizem a cor de fundo e a cor do texto do menu principal, adicione um logotipo da galeria e modifiquem sua posição. Além disso, os usuários também podem personalizar a cor de fundo e a cor do texto do cabeçalho de testes e relatórios. Para acessar a personalização da conta, você deve:

1. Exiba a lista de opções do menu “usuário” localizado no menu principal e selecione a opção “personalização da conta”.

2. Se você já tiver um registro criado, clique no botão de lápis à direita do registro que deseja modificar. Se você não tiver um cadastro, crie um, clicando no botão “novo” no canto superior direito para criar um novo perfil de personalização.

3. Faça as personalizações desejadas. As opções disponíveis incluem carregar o logotipo da sua empresa, alterar a posição do logotipo, alterar a cor de fundo do menu principal e alterar a cor de fundo dos testes e relatórios.

4. Salve as alterações. Nota: Apenas um perfil de personalização pode ser criado para todos os usuários da conta.

Além disso, você também pode personalizar os relatórios de resultados, os emails que são enviados aos candidatos, criar grupos de usuários e selecionar quem pode ter acesso aos processos.

O usuário pode personalizar o email enviado ao candidato seguindo os passos descritos abaixo:

Se o usuário estiver na configuração do processo

1. Clique no botão “editar email” localizado à direita na seção “candidatos”.

2. Faça as personalizações desejadas no email.

3. Salve as alterações com o botão “salvar”.

Além disso, o usuário pode abrir a pré-visualização do email e/ou salvá-lo como modelo para poder utilizá-lo em outros processos usando os botões “salvar e pré-visualização” e “salvar modelo”.

Se o usuário estiver fora da configuração do processo

1. Exiba a lista de opções para “processos de seleção” e selecione a opção “lista de processos”.

2. Já na lista, acesse a configuração clicando no botão chave localizado à direita do processo cujo email deseja modificar.

3. Clique no botão “editar email” localizado à direita na seção “candidatos”.

4. Faça as personalizações desejadas no email. Aqui o usuário pode carregar modelos salvos, modificar o formato e/ou inserir texto dinâmico.

5. Salve as alterações com o botão “salvar”.

Além disso, o usuário pode abrir a pré-visualização do email e/ou salvá-lo como modelo para poder utilizá-lo em outros processos usando os botões “salvar e pré-visualização” e “salvar modelo”.

Embora não seja possível modificar o email que envia os testes, o Evalart permite que seus usuários modifiquem o remetente que desejam mostrar nos emails que enviam aos candidatos, que, por padrão, é “Evalart”. A seguir, explicamos os passos a seguir para personalizar o nome nos emails:

1. Exiba a lista de opções do menu “usuário” localizado no menu principal e selecione a opção “personalização da conta”.

2. Se você já tiver um registro criado, clique no botão de lápis à direita do registro para modificá-lo. Se você ainda não possui um registro e a página informa “nenhum registro encontrado”, você deve criar um clicando no botão “novo” localizado no canto superior direito. Nota: Apenas um registro pode ser criado por conta.

3. Na personalização da conta, acesse o campo “nome nos emails” e digite o nome que deseja exibir no email. Nota: se o campo “nome nos emails” ficar vazio, o remetente continuará sendo mostrado como “Evalart”.

4. Salve as alterações.

Além disso, se você quiser que o email chegue a um email genérico da empresa quando o candidato responder, você deve marcar a opção (nas configurações do usuário) para usar o email genérico e preencher o campo de email genérico nas configurações da conta.

O Evalart permite adicionar o logotipo da sua empresa através da opção “personalização da conta”. Lá você pode alterar o logotipo que aparece no menu do módulo administrador, nos testes e nos relatórios, além de outras configurações como fundo e cores da fonte. Para isso, siga os passos descritos abaixo:

1. Exiba a lista de opções do menu “usuário” localizado no menu principal e selecione a opção “personalização da conta”.

2. Caso já tenha um registro criado, clique no botão de lápis localizado à direita. Caso ainda não tenha cadastro, crie um clicando no botão “novo” localizado no canto superior direito, para criar um novo perfil de personalização.

3. Vá para o campo “logotipo”, faça upload do logo da sua empresa da galeria ou arquivos locais, ajuste a posição no campo “Posição do logotipo”, e se desejar, você também pode alterar a cor de fundo do logotipo no campo “Testes: Cor de fundo” (esta opção irá alterar apenas a cor de fundo do cabeçalho).

4. Salve as alterações.

NOTA: para fazer upload de arquivos da galeria Evalart, eles devem ser carregados na galeria antes de seguir os passos descritos abaixo:

1. No menu principal, abra as opções de “configurações” e selecione “administrar galeria”.

2. Clique no botão “procurar…” para selecionar uma imagem dos arquivos locais.

3. Localize o arquivo de imagem que deseja carregar e selecione-o.

4. Clique no botão “carregar” para finalizar o upload da imagem para a galeria.

A Evalart oferece aos seus usuários duas opções de relatórios, uma corresponde a um relatório detalhado dos resultados de um teste para um determinado candidato e outra a um relatório resumido com os resultados de todos os testes de uma pessoa para um processo seletivo; ambos configuráveis. Você pode configurar e construir seus próprios relatórios a partir da opção “tipos de relatórios de resultados” e criar um novo ou clonar um relatório existente para modificá-lo.

Na configuração do relatório, o usuário poderá adicionar e remover seções, escolher quais informações serão exibidas no relatório, o formato da pontuação, o tipo de fonte a utilizar, etc. Para acessar esta configuração, o usuário deve:

1. Exiba a lista de opções de “configuração” localizada no menu principal, selecione a opção “testes” e depois a opção “tipos de relatório de resultado”.

2. Na seção “tipos de relatórios de resultados”, você pode escolher um dos relatórios existentes e modificá-lo (para isso é necessário cloná-lo antes, pois você não tem permissão para editar os relatórios pertencentes aos testes no catálogo ) ou crie um novo clicando no botão “novo”.

3. Adicione uma descrição, tipo de relatório (psicométrico, teste, resumo ou qualquer outro) e idioma.

4. Salve e acesse a configuração do processo ou teste (dependendo se o relatório é para o resumo por processo ou para testes individuais) para fazer as modificações desejadas.

Se você deseja aplicar seu próprio relatório a um teste do catálogo (que você não pode modificar), você deve indicar que o relatório substitui o relatório pertencente a esse teste no catálogo, isso permite que você use seus próprios relatórios em testes do Evalart para as que não tem permissões de edição. Para substituir um relatório por outro, você deve:

1. Vá para o campo “Substitua este relatório”.

2. Expanda a lista de relatórios, localize o relatório que deseja substituir e selecione-o.

3. Salve as alterações.

Dessa forma, a plataforma mostrará o relatório que você está editando em vez do relatório selecionado neste campo. Ao visualizar um relatório na plataforma, também é possível acessar diretamente a configuração do relatório a partir do menu no canto superior direito do relatório na tela (ao entrar desta forma, a plataforma determinará automaticamente se é necessário clonar o relatório e/ou usar a opção substituir relatório).

Você pode criar grupos de usuários na opção “Administrar grupos de usuários”. Lá você pode criar grupos e adicionar usuários a eles. Para acessar esta opção, você deve:

1. Exiba a lista de opções do menu “usuário” localizado no menu principal e selecione a opção “Administrar grupos de usuários”.

2. Clique no botão “novo” localizado no canto superior direito para criar um novo grupo de usuários.

3. Clique em “Usuários x grupo de usuários”.

4. Clique no botão “novo” para adicionar um novo usuário ao grupo.

5. Selecione o ID do usuário e o ID do grupo ao qual deseja adicioná-los.

6. Repita o processo para todos os usuários que deseja adicionar ao grupo.

7. Salve as alterações.

Os grupos de usuários permitem restringir, se desejado, os processos de seleção aos quais um usuário tem acesso.

A Evalart permite que seus usuários criem papéis através dos quais podem restringir o acesso de outros usuários a determinadas entidades como testes, processos, relatórios de resultados, etc. Essa restrição pode ser somente leitura, acesso total ou nenhum acesso. Para isso, é necessário realizar uma série de etapas descritas abaixo:

1. Abra o menu “Usuário”, localizado na barra superior, e selecione a opção “Administrar os papéis do usuário”.

2. Clique no botão “novo”.

3. Quando a tela para criar uma nova função for exibida, adicione uma descrição, selecione um idioma e salve suas alterações.

4. Quando a nova função for salva, clique no ícone de lápis e selecione o botão “Acesso por função do usuário”.

5. Clique no botão “novo” e selecione a entidade cujo acesso deseja restringir e o acesso que os usuários pertencentes a esta função terão, que pode ser sem acesso, somente leitura ou acesso total. Salve as alterações.

6. Volte ao menu “Usuário”, desta vez clicando na opção “Administrar usuários”.

7. Uma vez na lista de usuários, identifique o usuário cuja função você deseja atualizar e clique no ícone de lápis.

8. No campo “Restrição de Acesso por Função”, selecione a função que você criou anteriormente e salve as alterações.

Nos processos seletivos do tipo “Com Inscrição”, os candidatos devem inserir seus dados antes da realização do teste e por padrão os campos solicitados são nome, sobrenome e email. Se você deseja capturar outro tipo de dados, você pode definir isso na visualização de configuração do processo e clicar no botão “Personalizar registro” e escolher os campos a serem usados. Pelo menos um campo de identidade deve ser selecionado (email ou identificação). Caso queira alterar os nomes dos rótulos, por exemplo, chame o campo de ID alternativo como “Cédula”, isso pode ser feito na opção de configuração “Personalização do registro do candidato” (os rótulos podem ser definidos para cada idioma).

No Evalart é possível compartilhar testes e resultados com outras contas. Esta funcionalidade é ideal para grupos empresariais que pretendem partilhar testes (ou perguntas) entre as empresas do grupo, permitindo assim que o material que uma unidade produz seja utilizado pelas outras. Outro caso de uso é para empresas que trabalham com fornecedores de pessoal e desejam que seus fornecedores rastreiem seus candidatos usando os testes da empresa contratante e que a empresa contratante veja os resultados.

O processo para isso é criar um link de parceiro entre uma conta e outra. O link de parceiro é unidirecional, ou seja, a conta que possui parceiros pode compartilhar com seus parceiros, mas seus parceiros só podem compartilhar com ela, se ela se tornar parceira também.

Para que uma conta adicione parceiros, um usuário administrador deve ir ao menu “Usuário” => “Administrar contas associadas” e clicar no botão “Gerar Link”. O link que é gerado deve ser enviado ao administrador da conta que você deseja se tornar parceiro. O administrador que recebe o link deve acessá-lo enquanto estiver logado no Evalart, o que permitirá que ele aceite o convite para se tornar um membro. Feito isso, o usuário que enviou o link poderá ver o cadastro do parceiro na mesma visualização de “Administrar contas associadas” e deverá marcá-lo como habilitado. Assim que o parceiro estiver habilitado, é possível compartilhar testes ou resultados com ele. Se você deseja que ambas as partes possam compartilhar, você deve realizar o mesmo processo, mas na direção oposta.

Para compartilhar testes, você deve ir para a lista de testes e editar (com o lápis) e ir para a parte “Ver sócios” onde você pode compartilhar o teste usando o botão de compartilhamento. Os testes podem ser compartilhados com acesso somente leitura ou acesso total, caso em que o parceiro pode modificar o teste (a alteração se aplicaria a ambas as partes). Você pode parar de compartilhar a qualquer momento. O processo de compartilhamento de perguntas é o mesmo. Testes e perguntas aparecerão como outros testes e perguntas no catálogo do ponto de vista do destinatário.

Para compartilhar resultados, isso é feito na visualização do relatório de resultados do teste, no menu de opções. Escolha a opção Compartilhar Relatório e com o botão de compartilhamento, adicione os parceiros com quem deseja compartilhar o resultado. O código de processo externo permite colocar um código externo que permitirá à pessoa que recebe os resultados procurar os testes que correspondem a esse código de processo. O destinatário dos testes pode vê-los no menu “Resultados” => “Relatórios Compartilhados”.

Para alterar a senha (chave) do seu usuário, você deve entrar no menu Usuário => Configuração do Usuário e no campo senha, digitar a nova senha. Em seguida, clique em salvar.

Nota: Caso não se lembre da sua senha e não consiga entrar na plataforma, você pode usar a opção de recuperação da senha que aparece na visualização de login da plataforma.

Perguntas Frequentes Processos de Seleção

1. Na página principal do Evalart, clique na opção “Processos de Seleção”, localizada na barra superior.

2. Clique na opção “Lista de processos”.

3. Ao entrar na lista de processos, clique no ícone de chave localizado à direita do processo que deseja modificar.

4. Ao acessar o menu de configurações, você poderá criar um novo candidato ou escolher um já existente.

5. Após adicionar os candidatos, clique no botão “Enviar”. Os convites serão enviados apenas aos candidatos adicionados, não àqueles que foram previamente convidados.

1. Na página principal do Evalart, clique na opção “Processos de Seleção”, localizada na barra superior.

2. Clique na opção “Listagem de processos”.

3. Ao entrar na lista de processos, clique no ícone de chave localizado à direita do processo que deseja modificar.

4. Clique na opção “Escolha Testes”. Ao clicar nesta opção abrirá uma caixa com o catálogo de testes.

5. Marque os testes que deseja adicionar.

6. Clique no botão “Selecionar”.

7. Após adicionar os testes ao processo, clique na opção “Convidar candidatos”. Os convites serão enviados a todos os candidatos, mas apenas com o link para os testes recém-adicionados.

Sim, é possível, para isso deve seguir os seguintes passos:

1. Vá para o menu Relatórios do menu principal.

2. Escolha a opção para visualizar os testes enviados.

3. Clique no ícone de lápis da instância de teste que deseja editar.

4. Vá para a pergunta que deseja editar (na seção de detalhes da pergunta).

5. Use o ícone de lápis para editar a pontuação.

6. Edite a pontuação.

7. Clique no ícone salvar para salvar as alterações.

Se você deseja que um candidato repita o mesmo teste, porque relatou um problema (por exemplo, perdeu a Internet durante o teste), você pode redefinir o teste seguindo estas etapas:

1. Na página principal do Evalart, clique na opção “Relatórios”, localizada na barra superior.

2. Clique na opção “Ver testes enviados”.

3. Ao entrar na lista de testes, clique no ícone de relâmpago, localizado à direita do teste que deseja redefinir. Clicar no relâmpago reiniciará o teste e o candidato poderá fazer o teste novamente usando o mesmo link de antes.

Lembre-se de que, ao redefinir um teste, os resultados anteriores serão perdidos. Se você precisar mantê-los, salve uma cópia em PDF do resultado antes de redefinir.

Um teste “expirado” indica que o candidato ficou sem tempo antes de terminar o teste e não clicou no botão terminar. Isso pode ser porque você fechou o navegador sem clicar em finalizar quando a plataforma lhe disse que o tempo havia se esgotado ou que abandonou o teste.

Para forçar o cálculo da pontuação de um teste “expirado”, o administrador deve:

1. Na página principal do Evalart, clique na opção “Relatórios”, localizada na barra superior.

2. Clique na opção “Ver testes enviados”.

3. Clique no ícone de verificação localizado à direita do teste “expirado”. Clicar no ícone de verificação forçará o cálculo do teste e você poderá ver a pontuação. Se desejar, você também pode, alternativamente, redefinir o teste caso queira que o candidato o faça novamente (por exemplo, se ele expirou devido a um problema de conexão com a Internet ou o candidato teve que sair do teste por motivos externos).

Sim é possível. Para definir uma data de vencimento para testar um processo, você deve:

1. Na configuração do processo, na seção “expira”, insira a data e hora em que o processo expirará. Após isso, os links enviados aos candidatos não funcionarão e uma mensagem indicará que o teste não está mais disponível.

2. Clique no ícone salvar, localizado à direita.

Após a data indicada, os candidatos não poderão acessar o teste.

Sim, isso é possível usando a opção de upload de candidatos via arquivo CSV. Para fazer upload de candidatos de um arquivo CSV, você deve:

1. Na configuração do processo, na seção “candidatos”, clique na opção “Escolha os candidatos”.

2. Quando a caixa de seleção de candidatos aparecer, clique no botão “Carregar arquivo CSV”.

Observação:

Para fazer upload de um arquivo CSV, ele deve ser separado por vírgulas e ter a seguinte estrutura:

Coluna A -> Email, Coluna B -> Nome, Coluna C -> Sobrenome.

Exemplo:

pedro@example, Pedro, Gomez

alfredo@mimail, Alfredo, Perez

3. Clique no botão “Carregar” e selecione o arquivo que contém os candidatos.

4. Certifique-se de que todos os candidatos foram carregados com sucesso.

5. Clique no botão “Selecionar” para salvar as alterações.

Os candidatos estarão disponíveis para adicionar aos seus processos seletivos a partir da configuração do processo, com a opção Escolher Candidatos.

A Evalart implementa vários sistemas para evitar que os candidatos trapaceiam. Embora não seja possível evitar todos os casos, várias formas possíveis de trapaça são detectadas e caso um de seus candidatos tenha comportamento suspeito, entraremos em contato para indicar o caso em particular.

Não podemos divulgar os métodos que a Evalart usa para detectar tentativas de fraude, pois isso facilitaria a evasão, mas avaliamos e refinamos constantemente essas medidas.

Sim, é possível remover candidatos de um processo seletivo em andamento, mas somente se não houver instâncias de teste criadas. Para isso, você deve:

1. Na página inicial do Evalart, selecione a opção “Processos de seleção”, localizada no menu superior.

2. Clique em “Lista de processos”.

3. Ao entrar na lista de processos, clique no ícone de chave localizado à direita do processo que deseja modificar.

4. Ao acessar o menu de configurações, na seção “Candidatos”, clique no botão “Opções”, localizado à direita do candidato que deseja excluir. O candidato é removido do processo, mas não do banco de dados de candidatos.

5. Clique em “Excluir”.

1. Na página principal do Evalart, clique na opção “Relatórios”, localizada no menu superior.

2. Clique em “Classificação de Candidatos por Processo” para ver a lista com a classificação de cada um dos candidatos.

3. Selecione o processo cuja classificação de candidatos você deseja ver.

O relatório cria automaticamente uma pontuação com base na média dos testes respondidos pelo candidato. O peso de cada teste pode ser alterado nas configurações do processo clicando no botão de opções do teste para o qual você deseja alterar o peso.

Se a barra de pontuação estiver cinza, é porque o candidato ainda não respondeu todos os testes.

Também é possível atribuir uma pontuação subjectiva com um intervalo de 1 a 5 estrelas, caso em que o relatório irá ordenar por essa coluna (mas é possível ordenar por qualquer pergunta, clicando no cabeçalho do campo que pretende ordenar).

1. Na página principal do Evalart, clique na opção “Relatórios”, localizada no menu superior.

2. Clique em “Resumo do resultado do processo”.

3. Selecione o processo cujo resumo do resultado do processo você deseja visualizar.

O relatório tabular lista todos os candidatos e as pontuações obtidas em cada teste. clicando na pontuação é possível ver o relatório detalhado desse teste. Ao clicar na lupa é possível ver a ficha do candidato.

A Evalart possui tanto relatórios independentes para cada teste que o candidato responde, quanto um relatório resumido que inclui os resultados de todos os testes de um candidato em um processo. Para acessar este relatório:

1. Acesse o menu Relatórios => Resumo do Resultado do Processo

2. Vá para a visualização do Resultado

3. Na lista, na extremidade esquerda de cada linha, há um ícone de lupa. Clicar nele abre o relatório resumido com os resultados de cada teste para o candidato neste processo.

Este relatório também é configurável clicando no menu de opções do relatório, opção Configurar Relatório. Lembre-se também que o formato do relatório que será aplicado ao processo pode ser configurado ao criar ou editar um processo (no campo Relatório de Resultados, nas opções avançadas na edição dos dados do processo).

Para visualizar uma pontuação de teste que ainda está no estado “em processamento”, você deve forçar o cálculo. Para forçar o cálculo, você deve:

1. Na página principal do Evalart, clique na opção “Relatórios”, localizada na barra superior.

2. Clique na opção “Ver testes enviados”.

3. Clique no ícone de verificação localizado à direita do teste “em processo”. Clicar no ícone de verificação forçará o cálculo do teste e você poderá ver a pontuação.

Isso pode acontecer se o candidato fechar o navegador e não clicar em finalizar. É aconselhável confirmar com o candidato para saber se ele teve algum problema, caso em que pode ser aconselhável redefinir o teste para que possa ser repetido.

Por padrão, chega ao email do usuário que enviou os testes, mas é possível configurar um email genérico para que as respostas aos emails cheguem a este email. Para isso você deve entrar no menu Usuário => Administrar Opções de Conta e digitar o email no campo Email Genérico. Em seguida, em configurar usuário (menu Usuário => Configurar usuário) marque a opção “Usar email genérico” para que todos os emails com testes enviados por este usuário quando respondidos cheguem ao email genérico configurado na conta.

Apenas os usuários da conta têm acesso às informações dos candidatos e aos resultados dos candidatos da conta, a menos que a opção “Mostrar pontuação no final” esteja marcada ao configurar o processo, que por padrão está sempre desligado. Se a opção “Mostrar pontuação no final” estiver marcada, o candidato poderá ver a pontuação de seu próprio teste ao final.

Isso é possível graças à opção “Executar testes”. Para acessar esta opção, você deve:

1. Vá para a configuração do processo onde está localizado o teste que você deseja executar.

2. Localize o candidato no painel de configurações do processo e clique no botão “opções”, localizado à direita do candidato.

3. Clique na opção “Executar testes”

4. Clique no ícone “reproduzir”, localizado à esquerda do teste que deseja executar.

5. Quando o aviso de confirmação aparecer, verifique as informações e clique em “aceitar”. Você será automaticamente desconectado do módulo administrador e o teste será iniciado, para que seu candidato possa fazer o teste nesse mesmo computador.

Em algumas ocasiões, o email de convite para responder os testes pode não chegar ao candidato (seja por um erro ao digitar o email ou porque foi para a pasta de spam ou simplesmente algum outro problema).

O primeiro passo se um candidato indicar que não recebeu o email é verificar se o endereço de email está escrito corretamente e se o email não foi para a pasta de spam (nesse caso, o candidato deve ser solicitado a marcar o email como desejável ). Para reenviar o email com os links dos testes para um candidato, vá até a configuração do processo (Menu “Processos de Seleção”, “Lista de Processos” e clique na chave do processo onde o candidato se encontra). Na parte inferior direita, onde estão listados os candidatos, selecione a opção “Visualizar/Enviar Testes” onde você pode encaminhar o convite para o mesmo email cadastrado do candidato ou para outro email clicando no botão reenviar. Alternativamente, você pode obter nesta mesma tela os links para os testes para reenviá-los por outro meio. Para fazer isso, clique no ícone da área de transferência e cole-o no meio em que deseja copiá-lo (como em seu próprio sistema de email ou em algum sistema de chat).

Se você estiver enviando email para emails internos da sua empresa e nenhum chegar, verifique com o administrador de seu email para garantir que os emails enviados da Evalart sejam aceitos.

A plataforma permite avaliar um candidato no mesmo computador em que ele trabalha com a Evalart como recrutador. No entanto, por segurança, a plataforma desconectará você automaticamente do módulo de administração quando você fizer isso. Não tente abrir um link de teste diretamente se você estiver no módulo de administração, pois isso não é permitido por motivos de segurança. Para executar um teste para um candidato realizar em seu computador, siga estas etapas:

1. Vá para a configuração do processo para o qual deseja realizar a avaliação (Vá ao menu Processos de Seleção, opção Lista de Processos e clique na chave correspondente ao processo correspondente.

2. Na lista de candidatos mostrada na configuração do processo (à direita), identifique o candidato que deseja avaliar.

3. Clique no menu ao lado do candidato e escolha a opção Executar Testes.

4. A lista de testes é exibida com um pequeno botão com o símbolo de reprodução (triângulo).

5. Clique lá quando o candidato estiver pronto para fazer o teste. Isso desconectará o usuário administrador e executará o teste para o candidato.

Para corrigir o email, nome ou outras informações do candidato, acesse o menu “Processos de Seleção” e escolha “Lista de Candidatos”. A partir daí, você pode modificar diretamente os campos listados ou clicar no lápis e editar todos os campos do registro da pessoa a partir daí.

Caso a modificação seja para corrigir o email de um candidato com testes já enviados, para reenviar o email com os links dos testes para um candidato, vá até a configuração do processo (Menu “Processos de Seleção”, “Lista de Processos” e clique no botão chave do processo onde o candidato se encontra). Na parte inferior direita, onde estão listados os candidatos, selecione a opção “Visualizar/Enviar Testes” onde você pode encaminhar o convite para o mesmo email cadastrado do candidato ou para outro email clicando no botão reenviar.

O Evalart permite restringir o acesso aos processos de seleção utilizando grupos de usuários previamente criados na seção “Administrar grupos de usuários”. Ao restringir um processo a um grupo, apenas esse grupo terá acesso ao processo (além de quaisquer usuários administradores). Caso não indique um grupo, todos os usuários da conta terão acesso ao processo.

1. Acesse a lista de processos de seleção exibindo as opções de “processos de seleção” no menu principal e selecionando “lista de processos”.

2. Localize o processo cujo acesso você deseja restringir a um grupo de usuários.

3. Edite o processo clicando no ícone de lápis localizado à direita do processo.

4. Exiba as “opções avançadas”, localize o campo “restrito ao grupo” e selecione o grupo que terá acesso ao processo.

5. Salve as alterações.

O monitoramento Web ajuda a reduzir o risco de fraude durante os testes, tirando fotos em intervalos que são comparados com a foto de registro do candidato. Por meio da inteligência artificial, verifica-se que é sempre a mesma pessoa que faz o teste e que não há outra pessoa ajudando.

A ativação do monitoramento web é feita a partir da configuração do processo. Para isso você deve habilitar as seguintes opções (que se encontram nas opções avançadas):

Em Foto Obrigatória, coloque Sim ou Opcional.

Em Monitoramento via Webcam, coloque Sim ou Opcional.

Se indicar opcional, o candidato pode optar por fazer o teste sem acompanhamento, mas se colocar Sim, só poderá fazer o teste se tiver câmera e habilitar.

A verificação por meio de inteligência artificial do teste é realizada na hora em que foi respondido. Caso algo estranho seja encontrado, você pode verificar as fotos manualmente (caso a inteligência artificial não detecta nada de estranho, as fotos não são mostradas para revisão).

As avaliações 360º da Evalart permitem avaliações onde uma pessoa pode ser avaliada por seu superior, seus pares, seus subordinados e até mesmo se autoavaliar ou ser avaliada por terceiros como clientes internos ou externos.

A Evalart possui avaliações 360, prontas para uso (aqueles encontrados no catálogo nas Pesquisas Familiares, Avaliação de Desempenho da Subfamília e 360). Esses testes podem ser usados ​​diretamente ou também podem ser clonados para gerar uma variante, adicionando ou removendo perguntas ou áreas a serem avaliadas. Também é possível que o usuário crie uma avaliação 360º completa do zero, da mesma forma que outros testes são criados na plataforma.

O primeiro passo para criar uma avaliação 360º é criar um novo processo (No menu Processos de Seleção => Novo Processo).

Nota: No Evalart é possível realizar dois tipos de avaliação 360º; a primeira é 360 com avaliadores gerais, quando são sempre as mesmas pessoas que avaliam todos os avaliados; e o mais usual, que é 360 com avaliadores pessoais, onde deve ser especificado para cada pessoa que será seus avaliadores.

Após o preenchimento dos dados gerais do processo, deve-se selecionar a avaliação 360º a ser utilizada (com o botão de testes na visualização de configuração do processo). A próxima etapa é adicionar as pessoas que você deseja avaliar, que podem ser criadas manualmente, carregadas de um arquivo ou escolhidas no banco de dados de candidatos.

Se a avaliação for do tipo 360º com avaliadores gerais, no menu de opções ao lado do teste, você encontrará a opção de definir os avaliadores (o que se aplicaria a todos os avaliados). Caso a avaliação seja do tipo 360º com avaliadores pessoais, deve-se definir os avaliadores para cada avaliado (através do menu de opções ao lado do candidato, escolhendo a opção de configurar avaliadores).

Nota: Em ambos os casos, os avaliadores podem ser escolhidos a partir da lista de candidatos da base de dados da plataforma e devem indicar a relação com o avaliado (por exemplo, se for o orientador) e marque a caixa de auto-avaliação se você quiser que a pessoa avaliada avalie a si mesma.

Com o botão para convidar os candidatos, serão enviados emails para os avaliados e avaliadores para responder a pesquisa. Assim que todos os avaliadores de uma pessoa responderem, será possível ver o resultado da avaliação 360º que mostrará os resultados para cada área avaliada e por tipo de avaliador (autoavaliado, supervisor, par, subordinado ou outro).

Obs: Do ponto de vista do consumo de testes do plano ou da bolsa, é descontado um para cada pessoa avaliada com o questionário 360 (independente de quantas pessoas o avaliarem).

O usuário pode personalizar o email enviado ao candidato seguindo as etapas descritas abaixo:

Se o usuário estiver na configuração do processo,

1. Clique no botão “editar email” localizado à direita na seção «candidatos».

2. Faça as personalizações desejadas no email.

3. Salve as alterações com o botão “salvar”.

4. Além disso, o usuário pode abrir a pré-visualização do email e/ou salvá-lo como modelo para poder utilizá-lo em outros processos usando os botões «salvar e pré-visualização» e “salvar modelo”.

Se o usuário estiver fora da configuração do processo,

1. Exiba a lista de opções para “processos de seleção” e selecione a opção “lista de processos”.

2. Já na lista, acesse a configuração clicando no botão chave localizado à direita do processo cujo email deseja modificar.

3. Clique no botão “editar email” localizado à direita na seção “candidatos”.

4. Faça as personalizações desejadas no email. Aqui o usuário pode carregar modelos salvos, modificar o formato e/ou inserir texto dinâmico.

5. Salve as alterações com o botão “salvar”.

Além disso, o usuário pode abrir a pré-visualização do email e/ou salvá-lo como modelo para poder utilizá-lo em outros processos usando os botões “salvar e pré-visualização” e “salvar modelo”.

O Evalart possui vários controles para detectar casos em que um candidato poderia ter trapaceado. Quando um teste é marcado como possível fraude (um triângulo vermelho aparece na lista de testes) significa que o Evalart detectou atividade suspeita. Isso não significa necessariamente que o candidato trapaceou, mas significa que há um risco maior e, portanto, é necessário levar isso em consideração para determinar se o teste deve ser considerado válido.

Para ver os detalhes do que causou o alerta,

1. Você deve acessar o relatório detalhado do teste (clicando na lupa na lista de testes enviados ou na pontuação se estiver visualizando o relatório tabular de resultados).

2. Já na visualização do relatório detalhado do teste, na primeira seção do relatório, em caso de caso suspeito, aparecerá um texto indicando o risco de fraude, o nível de risco e um ponto de interrogação. Clicar no ponto de interrogação trará mais informações sobre o que acionou o alerta. Por exemplo, se uma pessoa diferente foi detectada fazendo o teste no monitoramento da web, você poderá ver as fotos suspeitas.

3. No caso de detecção de código semelhante entre dois candidatos em um teste de programação, ambos os códigos podem ser comparados para decidir se é possível plágio.

Como mencionado acima, é importante observar que em nenhum caso o alerta indica com 100% de certeza que o candidato trapaceou, mas indica um risco maior em relação a um teste que não foi sinalizado.

É possível criar vários usuários dentro de uma conta em Evalart. Para criar um novo usuário, você deve ir ao menu Usuário e escolher a opção Administrar usuários. A partir daí é possível criar (e também modificar ou excluir) usuários na plataforma. Você pode definir se o usuário é um administrador ou não (somente administradores podem criar usuários e algumas restrições, como grupos de usuários, não se aplicam a administradores). Não há custo para criar usuários e não há limites para o número de usuários que podem ser criados.

Nota: Por padrão, todos os usuários podem ver e editar todas as informações relacionadas à conta (candidatos, processos, personalização, etc.). As restrições podem ser aplicadas usando a funcionalidade Grupo de usuários e/ou Função de usuário.

Com Grupos de usuários você pode restringir o acesso aos processos de seleção usando grupos de usuários criados anteriormente.

Com as Funções de usuário você pode restringir o acesso de outros usuários a determinadas entidades como testes, processos, relatórios de resultados, etc. Essa restrição pode ser somente leitura, acesso total ou nenhum acesso.

As entrevistas pré-gravadas permitem ao candidato gravar as respostas às perguntas em formato de vídeo (até 2 minutos por pergunta). As perguntas em vídeo são criadas como qualquer pergunta na plataforma e podem ser adicionadas a qualquer teste. Também é possível criar um teste composto apenas por esses tipos de perguntas para uma entrevista completa de perguntas em vídeo pré-gravadas.

As entrevistas pré-gravadas permitem conhecer o candidato e captar não só o que ele diz, mas também as suas expressões e atitudes. Além disso, esse tipo de questão é excelente para avaliar certos aspectos, como habilidades de apresentação, nível de inglês ou outros idiomas, para qualquer cargo que se beneficie da capacidade de se expressar oralmente de forma eficaz. Outra vantagem desse formato é que ele é tratado como uma entrevista estruturada onde os candidatos respondem às mesmas perguntas, na mesma ordem e nas mesmas condições, o que resulta em um processo de avaliação mais justo e eficaz.

Para criar um quiz, use a opção criar um novo quiz e com o botão adicionar perguntas você pode adicionar as perguntas (certificando-se de selecionar perguntas de vídeo como o tipo de pergunta). A pergunta em si é um texto, e a resposta é um vídeo gravado pelo usuário no momento de responder.

As perguntas do vídeo devem ser pontuadas manualmente. Para isso, uma vez que o candidato tenha respondido o teste, o avaliador (ou avaliadores) deve acessar a lista de testes e com o ícone de lápis acessar a edição do teste, onde poderá ver os vídeos e inserir uma pontuação.

Observação: para todos os efeitos, os testes que contêm perguntas em vídeo pré-gravadas são contados como um teste em relação ao saldo ou plano ativo.

Estamos trabalhando para automatizar o processo de geração e envio de faturas, mas por enquanto, entre em contato conosco por qualquer meio (email, chat online ou telefone) para solicitar a entrega.

As perguntas de programação são criadas da mesma forma que outros tipos de perguntas, mas existe uma ferramenta específica para facilitar a criação desses tipos de perguntas e colocar os valores específicos para perguntas de programação.

Para acessar esta ferramenta, vá ao menu “Ferramentas” e selecione “Construtor de Perguntas de Programação”. Após carregar a pergunta, serão exibidas as informações correspondentes a ela.

Do lado direito está um editor onde você pode testar como a pergunta avaliaria uma resposta, e do lado esquerdo estão as condições (cenários de validação) para validar a pergunta, que é composta por duas seções; o primeiro que serve para validar a pergunta quando o candidato estiver respondendo e os que serão usados ​​para validar e determinar a pontuação da pergunta. Essa diferença existe para evitar que o candidato insira uma resposta trivial como “Imprimir 5” em vez de um algoritmo para resolver o problema da pergunta. É por isso que é comum incluir um código pré-definido, um para validar durante o exame e outro para atribuir a pontuação (com outros valores) para que o candidato não possa inserir uma resposta trivial sem a lógica correspondente.

Tanto para validação durante o exame quanto para pontuação, você precisa inserir o valor esperado, que pode ser inserido diretamente ou pode escrever um programa para testar a pergunta e depois copiar a saída para as respostas. Você pode executar seu programa com qualquer uma das condições clicando no botão Executar correspondente. As condições a validar têm um peso pois é possível colocar várias condições diferentes, cada uma com um peso diferente que indica quanto pesa esta condição para calcular a pontuação obtida pelo candidato na questão.

Opcionalmente, você pode configurar uma avaliação da eficiência do código, com base no número de instruções (tokens) utilizadas pelo programa. Isso para dar menos pontuação a soluções que são mais longas do que o necessário. Para isso, você deve preencher os campos Min Token, Max Token e Peso Eficiência do Código. O peso da eficiência do código refere-se a qual porcentagem da pontuação da pergunta dependerá da eficiência do código. Por exemplo, se a questão tiver uma pontuação de 20 e um peso de 50 for colocado, então 50% da pontuação (10) dependerá da eficiência. O código é avaliado e se o número de tokens for menor ou igual ao Min token, ele obterá a pontuação máxima de eficiência. Por outro lado, se o número for maior que Max Token, você receberá 0. Para valores intermediários, a pontuação será proporcional. Recomenda-se definir isso apenas quando você já tiver uma amostra de várias respostas de candidatos, para identificar intervalos razoáveis ​​de Min e Max Token (ao executar a resposta do candidato no construtor retorna os valores de Min e Max Token para o código executado).

Finalmente, para perguntas que dão suporte à medição do desempenho do código, é possível indicar os intervalos e o peso do desempenho na pontuação da questão. Você deve marcar quais dos cenários de validação serão usados ​​para medir o desempenho. Atualmente, apenas as perguntas que utilizam o módulo TLang permitem medir o desempenho.

Com o Evalart você pode realizar remotamente entrevistas estruturadas, nas quais você fornece aos candidatos uma série de perguntas que eles devem responder. Opcionalmente, você pode definir um ou mais avaliadores, para que cada um deles avalie cada questão e obtenha uma pontuação média para cada uma.

Você pode usar as entrevistas estruturadas no catálogo ou criar suas próprias entrevistas. As entrevistas estruturadas são tratadas como qualquer outro teste e você pode criá-las como um teste. Você deve estar ciente apenas de usar perguntas do tipo aberto, como perguntas de texto de resposta de texto de várias linhas, e verificar a opção de pontuação manual para cada pergunta.

Adicione a entrevista ao seu processo de seleção da mesma forma que faria com um teste. Opcionalmente, você pode definir avaliadores, na visualização de configuração do processo, acessando o menu de opções localizado ao lado do teste, selecionando “Configurar avaliadores” e escolhendo os usuários que deseja avaliar o teste.

Uma vez que o candidato responde à entrevista, cada avaliador pode ir ao menu do relatório para pontuar. A entrevista aparecerá como um teste indicando que requer pontuação manual. Use o ícone de lápis para abrir a entrevista, cada avaliador poderá adicionar uma pontuação a cada pergunta. O teste estará no estado “finalizado” quando todas as perguntas tiverem sido pontuadas (por todos os avaliadores ou pelo menos um, dependendo do que estiver configurado).

Nota: Entrevistas estruturadas, assim como um teste regular, deduzem um teste do plano.

A Evalart tem um sistema de Rastreamento de Candidatos (Applicant Tracking) que você pode usar caso ainda não tenha um. Para acessar este módulo, vá ao menu Relatórios => Resumo do Resultado do Processo e clique no botão Fluxo do Processo. Neste módulo você pode arrastar os candidatos para as diferentes etapas do processo ou até mesmo criar suas próprias etapas (como “Entrevista com o Gerente”). Para configurar o fluxo clique no botão Configurar o fluxo do processo.

Os fluxos definidos podem ser utilizados em outros processos, escolhendo um deles como o fluxo a ser utilizado na criação ou edição de um processo (dentro das opções avançadas). Também é possível definir outros estados para se associar aos candidatos.

Perguntas Frequentes Criação e Edição de Testes

Para modificar um teste do catálogo de testes do Evalart, ele deve ser clonado primeiro. Para clonar um teste, você deve seguir estas etapas:

Na página principal de https://questionnaire.evalart.com/admin/, acesse o menu de testes e selecione a opção “Lista de Testes”.

1. Localize o teste que deseja modificar e clique no botão com o ícone de lupa.

2. Clique no botão “clonar” e selecione o idioma e os elementos que deseja clonar ao lado do teste (perguntas, categorias, grupo de categorias e/ou faixas).

3. O sistema o levará automaticamente ao teste que você acabou de clonar, que agora você pode editar. Faça as alterações desejadas.

4. Clique no botão “salvar”. Ao salvar o teste, aparecerá uma caixa perguntando se você deseja ir ao construtor de testes, onde estão localizadas todas as perguntas que compõem o teste e de onde você pode modificar, remover ou adicionar perguntas. Se você selecionar “aceitar”, o sistema o levará ao construtor; mas, se você selecionar “cancelar”, o sistema o levará para a lista de testes.

5. Se você selecionou “aceitar” e fez alterações no construtor de teste, deve clicar no botão “salvar” para salvar suas alterações.

No Evalart é possível criar testes do zero ou com base em testes ou perguntas já existentes. Ao criar um teste é necessário seguir a série de passos que explicamos abaixo.

PRIMEIRO PASSO: crie as perguntas

No Evalart, você pode criar suas próprias perguntas ou usar perguntas já existentes. Se você quiser usar perguntas existentes, pule esta etapa.

Para criar suas próprias perguntas:

1. Na página principal de https://questionnaire.evalart.com/admin/, acesse o menu do teste e selecione a opção “Perguntas” e o sistema o levará automaticamente para a lista de perguntas, de onde você pode criar uma nova pergunta.

2. Na lista de perguntas, você encontrará duas opções para criar as perguntas. A primeira opção é clicando no botão “Novo” para criar perguntas individuais (texto, imagem, programação, etc.) e suas alternativas (que podem ser texto ou imagem); e a segunda opção é clicar no botão “colar perguntas”, de onde você pode criar várias perguntas de uma só vez.

Nota: Caso escolha a opção de colar perguntas, use “Q:” para indicar a questão e “A:” para alternativas. Marque a(s) resposta(s) correta(s) com um asterisco. Além disso, você pode indicar o tempo, pontuação e dificuldade usando “T:” para tempo, “S:” para pontuação e “D:” para nível de dificuldade, colocando o valor em uma linha separada. Para dificuldade, use 1 para fácil, 2 para médio e 3 para difícil (médio é assumido se omitido). Exemplo:

Q:

Qual número é primo?

A:

4

5 *

6

8

T:

1

S:

10

D:

1

SEGUNDO PASSO: Criar o teste

1. Acesse o menu “Testes” e selecione a opção “Lista de Testes”. Na lista de testes, clique no botão “Novo”. Como alternativa, você pode criar um novo teste com base em um já existente. Nesse caso, você deve ir ao teste que deseja usar como base e, no editor ou construtor, usar a opção Clonar para gerar uma cópia editável do teste.

2. Após clicar no botão “Novo”, aparecerá uma tela com vários campos que você deverá preencher, como nome, descrição (que NÃO ficará visível para o candidato), descrição visível (que ficará visível para o candidato). ), nível de dificuldade (fácil, médio ou difícil), limite de tempo, limite de dias, idioma, faixas de pontuação (a faixa ajudará você a adicionar mais informações sobre a pontuação do candidato), tipo, família, subfamília e relatório de resultados (o formato em que o relatório de resultados do teste será exibido).

3. Quando você tiver adicionado todas as informações sobre o teste, clique no botão “Salvar” e o sistema o levará automaticamente ao construtor de testes, de onde você poderá selecionar as perguntas a serem exibidas no teste.

TERCEIRO PASSO: Adicione perguntas do Criador de testes

1. Para incluir uma pergunta no teste, você deve clicar com o mouse, arrastá-la para o campo “Perguntas selecionadas” e soltá-la.

2. Após incluir todas as perguntas desejadas, clique no botão “salvar” para salvar suas alterações.

3. Para testar se tudo está em ordem, você pode clicar no botão com o ícone de olho. Esta opção permitirá que você visualize o teste como o candidato o fará. Ao final do teste, você pode simplesmente finalizar ou finalizar, mas manter as instâncias (isso permitirá que você salve o relatório de resultados).

QUARTO PASSO (OPCIONAL): Crie uma Tabela de Pontuação

As tabelas de pontuação permitem que o teste gere uma descrição com base na pontuação do teste. Por exemplo, se a pontuação obtida pelo candidato estiver entre 0 e 20 pontos, é gerada uma descrição indicando que ele possui baixo conhecimento da área avaliada.

1. Na página principal de https://questionnaire.evalart.com/admin/, no menu “Configurações”, selecione a opção “Testes” seguida de “Tabela de pontuação”.

2. Clique no botão “Novo” para criar uma nova tabela de pontuação e preencha os campos necessários (nome, descrição, etc.)

3. Salve as alterações clicando no botão “Salvar”. Ao salvar, a plataforma o levará automaticamente para a tela de faixa de pontuação.

4. Clique no botão “Novo” para criar uma faixa. O número de faixas a serem criadas dependerá do número de níveis de conhecimento que queremos adicionar. Ao criar uma faixa, você deve indicar a pontuação inicial e a pontuação final para ele. Por exemplo, se você tiver um teste de 200 pontos e quiser adicionar 4 classificações (baixa, média, alta e muito alta), a primeira (mais baixa) classificação começaria em 0 e terminaria em 50.

5. Depois de criar todas as faixas, você pode ir para o teste ao qual irá aplicar a tabela (caso já a tenha criado) e, no campo “faixas de pontuação”, selecione a tabela que acabamos de criar e finalmente salve as mudanças.

Os usuários do Evalart podem adicionar perguntas aleatórias seguindo as etapas abaixo:

1. No construtor de testes, após adicionar todas as perguntas desejadas, selecione a aba “ferramentas” e clique no botão “adicionar aleatório”.

2. Após clicar no botão “adicionar aleatório”, dois novos itens aparecerão em vermelho, esses itens marcarão o início e o fim do grupo de perguntas do qual o sistema tirará as perguntas aleatoriamente. Você precisa arrastar e soltar esses itens no campo “perguntas selecionadas”, como faria ao adicionar uma pergunta ao teste, para adicionar a ferramenta de aleatorização ao teste. Nota: é importante que você coloque os itens no início e no final da seleção de perguntas à qual deseja adicionar aleatoriedade.

3. Depois de adicionar os itens à seleção de perguntas, especifique o número de perguntas aleatórias que deseja exibir no teste no campo que é 0 no item inicial. Por exemplo, se tivermos uma seleção de 10 perguntas e quisermos que o sistema escolha apenas 5 dessas perguntas aleatoriamente, teríamos que colocar 5 de 10.

4. Por fim, salve as alterações usando o botão “salvar”.

NOTA: Essas etapas se aplicam a testes novos e existentes. No entanto, se você quiser adicionar aleatoriedade a um teste existente no catálogo (que você não criou), deverá cloná-lo antes de executar a série de etapas descritas.

1. Na página principal do https://questionnaire.evalart.com/admin/, acesse o menu de testes e selecione a opção “Perguntas” e o sistema o levará automaticamente para a lista de perguntas, de onde você pode criar uma nova pergunta.

2. Clique no botão “colar perguntas”, de onde você pode criar várias perguntas de uma só vez.

Nota: Use “Q:” para indicar a pergunta e “A:” para alternativas. Marque a(s) resposta(s) correta(s) com um asterisco. Além disso, você pode indicar o tempo, pontuação e dificuldade usando “T:” para tempo (se omitido, 1 é assumido), “S:” para pontuação (se omitido, 10 é assumido) e “D:” para nível de habilidade. , colocando o valor em uma linha separada (use 1 para fácil, 2 para médio e 3 para difícil. Se omitido, médio é assumido). Exemplo:

Q:

Qual número é primo?

A:

4

5 *

6

8

T:

1

S:

10

D:

1

3. Clique no botão “criar perguntas”. Posteriormente, aparecerá um aviso indicando se suas perguntas foram criadas com sucesso ou se houve algum erro no formato.

Sim, isso é possível criando uma pergunta com uma resposta de texto livre. Para criar uma pergunta de resposta de texto livre:

1. Na página principal do https://questionnaire.evalart.com/admin/, vá até o menu de testes e selecione a opção “Perguntas”, e o sistema o levará automaticamente para a lista de perguntas.

2. Clique no botão “Novo” para criar uma nova pergunta.

3. No campo “Tipo”, selecione a opção de pergunta de texto ou imagem com resposta de texto livre de uma ou várias linhas.

4. Após selecionar o tipo de pergunta, aparecerá um novo campo onde você poderá inserir a resposta válida. NOTA: É importante ter em conta que este campo é sensível a maiúsculas, minúsculas, acentos, etc. Portanto, é recomendável ativar a opção “Somente Pontuação Manual” para que você possa revisar a resposta do candidato antes de atribuir uma nota. Para corrigi-los, você deve entrar no relatório de resultados, clicar no ícone da lupa, localizar a pergunta que deseja corrigir e, finalmente, atribuir uma nota.

5. Clique no botão “Salvar”.

Sim, isso é possível usando a opção de pergunta de imagem como o tipo de teste. Para isso você deve:

1. Na página principal de https://questionnaire.evalart.com/admin/, vá até o menu de testes e selecione a opção “Perguntas”, e o sistema o levará automaticamente para a lista de perguntas.

2. Clique no botão “Novo” para criar uma nova pergunta.

3. No campo “Tipo”, selecione a opção Imagem com Resposta de Texto/Imagem de Escolha Simples/Múltipla ou opção de pergunta de Resposta de Texto Livre.

4. Após selecionar o tipo de pergunta, aparecerá um novo campo onde você poderá inserir a imagem que deseja exibir como pergunta.

5. Salve a pergunta usando o botão “Salvar”. Se você selecionou uma pergunta de resposta de texto/imagem de escolha única/múltipla (não se aplica a perguntas de resposta de texto livre com imagem), o sistema o levará automaticamente à tela Criar alternativas, de onde você pode inserir o texto ou a imagem das alternativas.

As tabelas de pontuação nos ajudam a nomear e descrever melhor a pontuação que um candidato obtém em um teste. A classificação e a descrição serão mostradas no relatório de resultados juntamente com a pontuação obtida. Além disso, também é possível criar tabelas de pontuação que se aplicam a categorias e grupos de categorias.

Para criar suas próprias tabelas de pontuação:

1. Na página principal de https://questionnaire.evalart.com/admin/, no menu “Configurações”, selecione a opção “Testes” seguida de “Tabela de pontuação”.

2. Clique no botão “Novo” para criar uma nova tabela de pontuação e preencha os campos necessários (nome, descrição, etc.)

3. Salve as alterações clicando no botão “Salvar”. Ao salvar, a plataforma o levará automaticamente para a tela de classificação de pontuação.

4. Clique no botão “Novo” para criar uma faixa. O número de faixas a serem criadas dependerá do número de níveis de conhecimento que queremos adicionar. Ao criar uma faixa, você deve indicar a pontuação inicial e a pontuação final para ele. Por exemplo, se você tiver um teste de 200 pontos e quiser adicionar 4 classificações (baixa, média, alta e muito alta), a primeira (mais baixa) classificação começaria em 0 e terminaria em 50.

5. Depois de criar todas as faixas, você pode ir para o teste ao qual irá aplicar a tabela (caso já a tenha criado) e, no campo “faixas de pontuação”, selecione a tabela que acabamos de criar e finalmente salve as mudanças.

Isso é possível usando a opção de pré-visualização, cujo botão tem o desenho de um olho. Usando esta opção, você poderá visualizar o teste como o candidato faria. Você pode encontrar a opção de pré-visualização em dois lugares: no construtor de testes e na listagem de testes.

Para inserir a pré-visualização no construtor de teste:

1. Depois de adicionar todas as perguntas ao teste que você acabou de criar e salvar suas alterações com o botão “Salvar”, clique no botão do ícone de olho na parte superior do construtor de testes.

2. Clique em “iniciar teste” e depois em “iniciar” e faça o teste como um candidato faria.

3. Após a conclusão, você poderá optar por finalizar ou finalizar, mas manter a instância. Se você selecionar “finalizar, mas manter instância” a plataforma irá registrar seu teste e você poderá ver o relatório de seus resultados clicando no menu “Relatórios” e selecionando a opção “Visualizar testes enviados”.

Para acessar a pré-visualização de qualquer outra seção do Evalart:

1. Entre no menu de testes localizado na barra principal do Evalart e selecione a opção “Lista de Testes”.

2. Na lista de testes, localize o teste que deseja testar e clique no botão com o ícone de olho.

3. Clique em “iniciar teste” e depois em “iniciar” e faça o teste como um candidato faria.

4. Após a conclusão, você poderá optar por finalizar ou finalizar, mas manter a instância. Se você selecionar “finalizar, mas manter a instância” a plataforma irá registrar seu teste e você poderá ver o relatório de seus resultados clicando no menu “Relatórios” e selecionando a opção “Visualizar testes enviados”.

No Evalart, os usuários podem usar relatórios existentes, personalizar um relatório existente ou criar seus próprios relatórios.

Se você quiser personalizar um relatório:

1. Na página principal de https://questionnaire.evalart.com/admin/, entre no menu “Configurações” localizado na barra principal da plataforma e selecione a opção “Testes” seguida de “Tipos de relatório de resultados” .

2. Localize o relatório que deseja personalizar e clique no botão do ícone de chave para acessar as opções de relatório. Se você não tiver as permissões necessárias para editar a faixa, deverá cloná-la primeiro.

3. Nas opções do relatório, você pode adicionar seções e fazer alterações como modificar o tipo de fonte, escolher quais elementos deseja que apareçam no cabeçalho do relatório, escolher quais informações deseja que apareçam no relatório, alterar a cor das barras, etc.

4. Após fazer todas as alterações desejadas, salve-as usando o botão “Salvar”.

Se você quiser criar seu próprio relatório:

1. Na página principal de https://questionnaire.evalart.com/admin/, entre no menu “Configurações” localizado na barra principal da plataforma e selecione a opção “Testes” seguida de “Tipos de relatório de resultados” .

2. Clique no botão “Novo” para criar um novo processo.

3. Nas opções do relatório você poderá carregar seus próprios relatórios, adicionar seções, escolher o tipo de fonte, os elementos e as informações que deseja que apareçam no relatório, alterar a cor das barras, etc.

4. Após fazer todas as alterações desejadas, salve-as usando o botão “Salvar”.

É possível habilitar perguntas que permitem anexar arquivos (imagens, texto, zip ou vídeo) durante o teste. Apenas perguntas de resposta de texto permitem que os candidatos anexem arquivos durante o teste. Para isso, no editor de perguntas, marque a opção “Necessário anexar arquivo“). Os arquivos anexados pelo candidato podem ser vistos na visualização do relatório de resultados ou na visualização da edição de resultados.

No Evalart é possível criar perguntas que possuem anexos, ou seja, material complementar que o candidato pode baixar. Para anexar arquivos, você deve editar a pergunta e na seção de opções avançadas, anexar os arquivos que deseja adicionar. O candidato poderá então baixá-los durante o teste.

O Evalart permite editar a pontuação de qualquer teste respondido por um candidato. Isso é útil se for determinado que o candidato deve receber uma pontuação diferente daquela atribuída pelo sistema.

Isso pode acontecer, por exemplo, em testes de programação se o candidato escreveu um programa que geralmente é bom, mas não imprime a resposta exatamente como esperado (além do que é perguntado na pergunta), caso em que o sistema atribui zero, mas o avaliador pode querer dar-lhe uma pontuação parcial. Essa opção também é usada para perguntas de correção manual.

Para editar manualmente um teste respondido, basta clicar no ícone de lápis em qualquer lista de resultados (como o relatório de testes respondidos). Isso abrirá uma visualização do teste para edição.

Para alterar uma pontuação, selecione a pergunta e clique no ícone de lápis no campo “Pontuação manual”. Também é possível editar a descrição do resultado e até, se desejar, você pode modificar a resposta escrita de um candidato (por exemplo, se você acha que ele cometeu um pequeno erro e deseja verificar isso corrigindo sua resposta diretamente). Nesses casos, a resposta original do candidato é salva e é possível restaurá-la se necessário.